Última chamada: II Seminário Nacional de Saúde do PSOL

ultimachamada

Faltam poucos dias para o II Seminário Nacional de Saúde do PSOL! Vai ser em Niterói – RJ, nos dias 24 e 25 de maio de 2014. Confira aqui as informações, programe-se para participar e divulgue para seus contatos!

INSCRIÇÕES

Não se inscreveu? Ainda dá tempo! Estão abertas as inscrições, que são gratuitas, através deste formulário eletrônico. Pedimos que todos e todas preencham o formulário, mesmo que já tenham confirmado presença no evento do Facebook.

Atenção: a comissão organizadora local espera que os participantes do Seminário providenciem hospedagem por conta própria, inclusive fazendo contato direto com militantes de Niterói ou do Rio de Janeiro com quem tenham proximidade. Aos que não tiverem essa possibilidade, pedimos que informem no formulário de inscrição a necessidade de hospedagem solidária.

TRANSMISSÃO PELA INTERNET (a confirmar)

Não vai poder vir dessa vez? Registre neste formulário sua intenção em assistir à transmissão das mesas pela internet, ao vivo! Os grupos de trabalho e a plenária não devem ser transmitidos.

Como a transmissão depende de viabilidade técnica (principalmente quanto ao sinal de Internet estável), até o início do evento avisaremos aos interessados se ela realmente acontecerá.

PROGRAMAÇÃO

24 de Maio (sábado)

09:00 – 09:30 – Abertura

09:30 – 12:00 – Mesa 1: Da Reforma Sanitária ao SUS de hoje: Onde fomos parar?

  • Eduardo Stotz – Pesquisador ENSP/Fiocruz
  • Felipe Monte Cardoso – Setorial de Saúde do PSOL
  • Paulo Pinheiro – Vereador pelo PSOL – Rio de Janeiro

13:30 – 16:00 – Mesa 2: Atenção Básica, Mais Médicos e o SUS pós-junho de 2013.

  • Filipe Malta – Estudante de Medicina – DENEM
  • Moisés Vieira Nunes – Setorial de Saúde do PSOL

16:00 – 18:00 – Grupos de Trabalho

25 de Maio (domingo)

09:00 – 11:30 – Mesa 3: Capitalismo e Saúde no Brasil

  • Áquilas Mendes – Professor Faculdade de Saúde Pública da USP
  • Fátima Siliansky – Professora UFRJ – Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde
  • Geandro Ferreira Pinheiro – Fórum de Saúde do Rio de Janeiro – Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde

13:00 – 17:00 – Plenária

LOCAL E CONTATOS

O seminário vai acontecer na Câmara Municipal de Niterói – RJ. Endereço: Av. Ernani Amaral Peixoto, 625 – Centro  (clique para ver o mapa).

Como chegar: saindo do Centro do Rio de Janeiro, as principais opções de transporte público são o ônibus 100 (pegar na Avenida Rio Branco – preço: R$ 4,35) e as barcas (pegar na Praça XV – sentido Praça Arariboia – preço: R$ 4,80). A estação das barcas e o terminal de ônibus ficam a cerca de 1 km do local do seminário.

Contatos da Comissão Organizadora: Errou o caminho? Precisa de hospedagem solidária? Tem alguma dúvida? Anote os telefones da comissão organizadora local!

Hugo – (21) 9-8537-7677 TIM
Leonardo – (21) 9-8214-0101 TIM
Moisés – (21) 9-8470-0017 Vivo
Paula – (21) 9-8470-0009 Vivo
Bárbara – (21) 9-7928-8828 TIM / 9-8886-3761 Oi / 9-9934-0016 Vivo

SOBRE O SEMINÁRIO

Nosso objetivo é aproveitar a proximidade do momento eleitoral para aprofundar, coletivamente, a formulação programática na área de saúde. Dessa maneira pretendemos qualificar a atuação de nossos militantes nos movimentos sociais, contribuir com a atuação de nossos parlamentares, e influenciar as candidaturas legislativas e executivas do partido nas eleições de 2014. O seminário complementa ainda o ciclo de debates que vem acontecendo através de mesas nas principais capitais brasileiras, organizado pela Executiva Nacional do PSOL.

O Setorial de Saúde do PSOL se formou durante o III Congresso do PSOL (dezembro de 2011) a partir da necessidade de aprofundamento do debate interno da área, e por acreditarmos que os setoriais são essenciais para a construção de um partido vivo e democrático. Entendemos que o debate sobre a saúde (e a doença) não é apenas biológico/individual e que as condições sociais e econômicas são determinantes para que tenhamos saúde (ou doença) e, portanto, deve ser uma pauta dos socialistas. Por isso, acreditamos que o PSOL tem um importante papel a cumprir, disputando na sociedade uma concepção emancipadora de saúde, que não seja pautada nem pelo assistencialismo ou pela lógica de mercado, como vemos hoje acontecer tanto pelo lado governista quanto pela direita tradicional.

Entendemos que a pauta da saúde não deve ser apenas dos profissionais ou estudantes dessa área, e que o debate não deve se restringir a membros do partido. O seminário é, portanto, aberto a todos e todas que tenham interesse em compreender e contribuir sobre a análise da real situação da saúde brasileira e quais são a propostas e concepções do partido para o tema.

O seminário contará com mesas de debate e grupos de discussão (conforme a programação abaixo), contando com a participação de parlamentares e militantes do partido, além de ativistas e pensadores da saúde que não fazem parte do PSOL mas que se dispõem a ajudar em nossa formulação coletiva.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Última chamada: II Seminário Nacional de Saúde do PSOL

  1. Maria Ivone dos Santos Suppo disse:

    Para lutar por uma saúde digna é importante que todos estejam unidos e o principal tenham o conhecimento de seu mecanismo de funcionamento para que desta forma possamos defender os nossos direitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with Facebook

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>